Ambientes Virtuais de Aprendizagem são programas que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Além de ferramenta para EaD, são usados para complementar aulas presenciais

Tarefas

Tarefa texto online

O texto online é uma tarefa realizada pelos participantes usando o editor html do ambiente Moodle.
Esta atividade pode ser usada quando o professor deseja que seu aluno responda a uma questão ou elabore um pequeno texto sobre algum assunto discutido em sala de aula. Escolhendo inserir a tarefa texto online aparece a tela abaixo:

Note que dentre as opções que aparecem temos a atribuição de nota para a atividade. (Por padrão a nota máxima de qualquer atividade é 100, podendo o professor decidir qual será a nota máxima para a atividade proposta). O professor pode ainda escolher não dar nota ou criar uma escala de notas (assunto para ser discutido posteriormente).
Os campos a serem configurados ou preenchidos na atividade são descritos abaixo:


Depois de preenchidos os campos e clicando em Salvar e voltar ao curso ou em Salvar e mostrar, a tarefa online estará criada. Os alunos enviam as tarefas e quando o professor acessa o curso um aviso aparece informando que existem tarefas enviadas. Veja abaixo a tela que o professor tem acesso:




Veja que na tela acima aparece a informação de 2 envios não avaliados. Basta clicar no título da tarefa e teremos a tela:

Ao clicar em ver tarefas, o professor tem acesso a todas as atividades enviadas pelos alunos. Note abaixo que um dos alunos (Alunoncea) já foi avaliado e tem sua nota dentro da escala escolhida pelo professor (máximo de 40).


Caso você tenha habilitado a opção comentário inserido na frase, e tenha feito algum comentário para o aluno (Feedback), esta informação fica registrada na coluna comentário e o aluno verá em seu ambiente da seguinte forma:


O professor ao escrever um comentário pode usar o editor HTML para colocar seus comentários com mais destaque usando cor, fonte diferente (em verde na figura acima).

Tarefa: atividade offline

A tela de edição da Atividade offline é muito semelhante a que vimos para texto online e Envio de arquivo único.
A tarefa do tipo Atividade offline é usada para atribuir notas a trabalhos produzidos pelos alunos em outra forma que não a digital. Seminários, provas presenciais, textos entregues em papel podem ser avaliados e receber um feedback e também a sua nota, caso o professor tenha determinado. Os alunos receberão, por e-mail, um aviso de que a tarefa foi avaliada e poderão ver sua nota e os comentários feitos pelo professor.
O aluno ao clicar em atividade deste tipo, terá em sua tela algo semelhante a tela abaixo, onde o professor informa sobre a atividade:



Você professor, para colocar comentários e colocar a nota para a atividade proposta, deverá acessar pelo Bloco de Administração do curso na opção Notas. Escolha a atividade que quer comentar e dar nota:





Utilizando as informações da tela acima, e clicando na atividade de nome Avaliação Presencial 24/03 você chegará a tela abaixo onde colocará nota e comentário da atividade para cada aluno (semelhante ao que já vimos para os outros tipos de tarefa):


Tarefa: envio de arquivo único

Este tipo de tarefa é muito semelhante ao envio de texto online. A tela de edição da atividade é muito semelhante a que vimos naquele momento. A diferença é que podemos determinar o tamanho máximo (em bytes) do arquivo a ser enviado. Veja abaixo:



Esta atividade também pode ter nota ou não, basta você professor na hora de fazer a edição da tarefa, determinar qual o critério de notas. Abaixo a tela mostrada ao aluno para fazer o upload do arquivo:



Quando o professor receber a atividade, a tela aparecerá com as mesmas informações que aparecem do texto online. A figura a seguir mostra como o Moodle organiza as informações para o professor:


O professor depois de abrir o arquivo mandado pelo aluno, pode gerar também neste caso um feedback para o aluno. Quando o aluno entrar no curso verá que sua tarefa foi avaliada, tendo acesso ao feedback.

Tarefa: carregamento avançado de arquivo

A Modalidade avançada de carregamento de arquivos é a forma mais complexa de Tarefa. Essa opção permite que os alunos possam enviar diversos arquivos ao professor. Por exemplo, podem enviar arquivos de materiais, tais como textos, vídeos ou fotos, para responder a uma determinada tarefa. Esta atividade permite que o professor envie arquivos para os alunos em resposta aos trabalhos por eles enviados.
No enunciado da tarefa, o professor pode informar ao aluno quais arquivos deseja receber e lembrá-los do tamanho máximo que os arquivos devem ter. O tamanho dos arquivos enviados pode ser limitado pelo professor. O aluno deve estar atento para não produzir arquivos maiores que o indicado. Esse cuidado deve ser observado sobretudo quando a tarefa envolve a produção de um arquivo multimídia, tal como um vídeo. A tela abaixo mostra a edição deste tipo de tarefa:


Na Modalidade Avançada, os parâmetros que o professor tem de decidir são os seguintes:

Tamanho máximo: aqui, o professor limita o espaço total de todos os arquivos enviados para a Tarefa.
Permitir cancelamento: cabe ao professor decidir se o aluno poderá reenviar arquivos que, por ventura, tenha sido enviado erroneamente da primeira vez.
Número máximo de arquivos carregados: dependendo da Tarefa, o professor pode limitar o número de arquivos esperado. Por exemplo, podem ser permitidos apenas dois arquivos, um de texto e de imagem, como uma foto.
Permitir notas: aqui, o professor pode decidir se a Tarefa será avaliada em nota e quanto valerá.
Esconder descrição antes da data de abertura: a Tarefa pode ficar oculta até a data em que será disponibilizada a todos os alunos.
Avisos por e-mail aos professores: os professores podem escolher se desejam ser avisados cada vez que um aluno enviar um arquivo para a Tarefa.
Habilitar Envio para Avaliação: o professor pode deixar a critério do aluno se os arquivos enviados já estão prontos ou não para avaliação.

Exemplo: um típico exemplo de uso desta tarefa é o professor editar um trabalho enviado por um aluno utilizando a tela abaixo:


Ao receber o trabalho enviado o professor poderá acrescentar comentários e enviar ao aluno para revisão. Veja:


Quando o aluno clicar no nome da atividade, os arquivos enviados para ele aparecem como uma lista de arquivos de resposta.
Os arquivos de resposta podem ser enviados aos alunos antes que eles submetam seus trabalhos. Este feedback informa ao aluno o que pode ser melhorado.


É preciso assegurar que o módulo de Notas esteja configurado de modo a permitir que as notas e respostas possam ser vistas pelos alunos. Os alunos podem, também, inserir comentários sobre os textos enviados, sobre o progresso de um trabalho em particular ou qualquer outra informação que desejem.
O professor pode ver a situação de um trabalho a qualquer tempo e os trabalhos não completados são marcados como rascunho. Você professor pode, também, alterar a situação de qualquer trabalho enviado para a situação de rascunho, permitindo ao aluno fazer alterações.

Legislação

Links Interessantes

DEBUG

DEBUG