Ambientes Virtuais de Aprendizagem são programas que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Além de ferramenta para EaD, são usados para complementar aulas presenciais

Questionário

Questionário: introducão

Avaliação do desempenho é um aspecto muito importante em um ambiente de aprendizagem. Os professores não podem dizer o que está acontecendo dentro da cabeça de seus alunos e, desta forma, buscam formas de descobrir o que eles estão entendendo e o que não está sendo absorvido. Um teste bem elaborado, mesmo que no formato múltipla escolha, pode oferecer informações valiosas sobre o grau de aprendizagem dos alunos. Testes também servem para que os participantes de um curso tenham clareza com relação ao seu real desempenho e onde e como devem se empenhar mais. O módulo Questionário, no Moodle, é uma de suas ferramentas mais complexas. A comunidade de usuários Moodle, ao longo dos últimos anos, acrescentou a este módulo um grande número de opções e alternativas, tornando-o extremamente flexível. Pode-se criar Questionários com diferentes tipos de questões, escolhidas aleatoriamente a partir de um banco de questões. Pode-se permitir que os alunos repitam um Questionário muitas vezes, e cada uma das tentativas é corrigida imediatamente pelo computador.
Essas características permitem uma quantidade de estratégias normalmente inviáveis no ensino presencial e com correções manuais. A correção de testes respondidos em papel é um trabalho que, dependendo da quantidade de alunos, pode tomar bastante tempo. Permitir que os alunos refaçam esses testes, com correção manual, é praticamente impossível. Questionários no Moodle têm dois componentes principais: o corpo do Questionário e o banco de questões. O corpo do Questionário é a parte vista pelos alunos. Um Questionário é construído a partir de questões que estão no banco de questões. As questões são transferidas do banco para o Questionário manualmente ou de forma aleatória. Para se construir um Questionário, portanto, é necessário construir antes um banco de questões. Essas questões podem ser usadas em todos os Questionários de um curso e podem mesmo ser compartilhadas por outros cursos.

Questionário: configurações

Ao se organizar a estrutura de um Questionário, o que se está criando é, na verdade, um local para colocar questões que serão transferidas de um banco de questões, com regras para a interação dos alunos com o questionário quando pronto. Para criar um Questionário:

1. Clicar no botão Ativar edição.

2. Escolher Questionário na caixa Acrescentar atividade... na semana ou tópico desejado.

3. Na página de configuração, preencher o campo Nome como será visto pelos alunos.

4. No campo Introdução coloca-se o enunciado do Questionário com informações sobre a matéria a ser cobrada nas questões e outras informações importantes para os alunos. Essa Introdução deve ser clara e concisa.




5. As opções da seção Tempo são:

--> Abrir o Questionário: dia e hora em que o Questionário estará disponível para os alunos.

--> Encerrar o Questionário: dia e hora em que o Questionário deixará de estar disponível para os alunos.

--> Limite de tempo (minutos): o tempo máximo, em minutos, que cada aluno tem para realizar o Questionário. A opção de limitação de tempo deve ser cuidadosamente pensada pelo professor considerando a qualidade de conexões Internet de seus alunos.

--> Intervalo entre a primeira e a segunda tentativa: pode-se estabelecer um intervalo de tempo entre uma e outra tentativas de responder o Questionário, no caso de se permitir mais de uma tentativa de resposta do Questionário. Isso pode ser interessante para evitar que os participantes deixem de considerar um tempo para estudo entre uma tentativa e a próxima

6. As opções da seção Visualização são:

--> Questões por página: Aqui se estabelece o número de questões que o aluno verá em cada tela do Questionário. É decisão pessoal do professor mostrar todas as questões ou apenas uma ou algumas em cada tela.

--> Misturar as questões: aqui se decide se cada aluno, a cada vez que abrir o Questionário para respondê-lo verá as questões em uma ordem diferente ou sempre na mesma seqüência.

--> Misturar entre as questões: se uma questão é do tipo múltipla escolha, por exemplo, quando se configura esta alternativa para Sim as alternativas são apresentadas a cada aluno em ordem diferente. Se for permitida mais que uma tentativa de resposta do Questionário a cada tentativa o aluno verá as alternativas de resposta em ordem diferente.

7. As opções da seção Tentativas são:

--> Tentativas permitidas: É possível permitir que um Questionário seja respondido diversas vezes pelo mesmo aluno. Isto é muito útil quando o Questionário é considerado uma atividade de auto-aprendizagem ou de avaliação formativa.

--> Cada tentativa se baseia na última: Em sendo permitidas tentativas múltiplas e esta opção for colocada em Sim, então cada nova tentativa contém o resultado da tentativa anterior. Isto permite que o Questionário seja completado após várias tentativas. Para mostrar um Questionário vazio em cada tentativa, seleciona-se Não para esta opção.

--> Modo adaptativo: Se você escolher SIM para esta opção então serão permitidas ao estudante respostas múltiplas para uma pergunta até mesmo dentro da mesma tentativa do Questionário. Assim, por exemplo, se a resposta do estudante estiver marcada como incorreta será permitida uma nova tentativa. Contudo uma penalidade geralmente será subtraída da pontuação do estudante para cada tentativa errada (o valor da penalidade é determinado pelo fator de penalidade configurado na próxima opção).


8. As opções da seção Notas são:

--> Método de avaliação: quando o aluno pode responder a um Questionário mais de uma vez é possível escolher como nota final uma das seguintes alternativas:Nota mais alta, Nota média das notas das tentativas, Nota da primeira tentativa, Nota da última tentativa.

--> Aplicar penalidades: Se um Questionário estiver rodando no modo adaptativo então é permitida uma nova tentativa após uma resposta errada. Neste caso pode-se desejar impor uma penalidade para cada resposta errada sendo subtraída da marca final para a pergunta. O valor da penalidade é escolhido individualmente para cada pergunta durante a configuração ou a edição da pergunta. Esta configuração não tem efeito a menos que o Questionário rode no modo adaptativo.

--> Opções de revisão: Estas opções controlam quais informações os usuários podem ver quando eles revisam uma tentativa de resposta do Questionário ou verificam os relatórios.

a) Imediatamente após a tentativa significa dentro de dois minutos após a tentativa ser encerrada pelo usuário clicando em “Enviar tudo e terminar”;

b) Mais tarde, enquanto o Questionário ainda está aberto significa depois deste momento, e antes da data de fechamento do Questionário e, finalmente,

c) Depois do Questionário ser fechado significa após a data de fechamento do Questionário ter passado. Se o Questionário não tiver uma data de fechamento este evento nunca ocorrerá. Usuários com a capacidade ’View hidden grades’ [moodle/grade:viewhidden] (normalmente professores e administradores) não são afetados por esta configuração e sempre terão permissão para rever todas as informações sobre as tentativas dos estudantes.

9. As opções da seção Segurança são:

--> Mostrar o Questionário em uma janela segura: A janela "segura" tenta prover um pouco mais de segurança para os Questionários (com mais dificuldade para fazer cópias e enganar) restringindo algumas das coisas que os estudantes podem fazer com seus navegadores.

--> Senha necessária: Este campo é opcional. Caso se especifique uma senha neste campo então os participantes devem digitar a mesma senha para receberem a permissão para fazer uma tentativa no Questionário.

--> Requer endereço de rede: Este campo é opcional. Pode-se restringir o acesso a um Questionário a sub-redes particulares numa LAN ou Internet especificando-se uma lista separada por vírgulas dos endereços IP completos ou parciais. Isto é especialmente útil para um Questionário predeterminado ("proctored quiz"), onde se deseja ter certeza de que somente as pessoas de uma certa sala estarão aptas a acessar o Questionário.

10. As opções da seção Configurações de módulos comuns já foram explicadas quando da criação de outras atividades.

11. Feedback global é um texto mostrado para o estudante depois que ele terminou uma tentativa de responder o Questionário. O texto que é mostrado pode depender da nota que o estudante obteve.
Um exemplo:
Limite de notas: 100% Feedback: Muito Bom
Limite de notas: 40% Feedback: Por favor estude outra vez o assunto desta semana.

Questionários: contexto de categorias

Um banco de questões em Moodle é uma coleção de questões, que podem ser criadas no ambiente ou importadas de outros formatos, organizado em Categorias. Depois que se configura o questionário o sistema mostra a tela seguinte. Caso você professor queira acrescentar mais perguntas, basta clicar no nome do questionário criado e escolher a opção editar.



O banco de questões deve ser colocado em uma Categoria. Note que temos uma caixa do tipo drop-down onde podemos selecionar uma categoria. Observe que há na aba, logo abaixo da trilha (NW > MMM-003...), a palavra Categorias.

Há algumas categorias preestabelecidas. Clicando em Categorias,chegaremos a tela mostrada abaixo, relacionando as categorias disponíveis:

Categorias de questões são separadas em contextos diferentes pelo Moodle. Os contextos das categorias de questões são:

*Contexto de Atividades: questões disponíveis para um módulo de atividade.

*Contexto de Curso: questões disponíveis para todos os módulos de atividades em um curso e através do link 'Perguntas' no bloco de administração do curso.

*Contexto de categoria de curso: questões disponíveis para todos os módulos de atividade e cursos em uma categoria de cursos (lembre que uma categoria pode conter outras categorias, você pode propor questões em qualquer categoria superior de cursos).

*Contexto em nível de Sistema: questões disponíveis em todos os cursos e atividades do seu site.

Em vez de manter todas as questões em uma lista grande, você pode criar categorias para guardá-las. Categorias podem ser criadas ou apagadas à vontade. Mas :

* Deve haver pelo menos uma categoria em cada contexto. Então você não pode excluir a última categoria de um contexto.
* Quando tentar excluir uma categoria com questões, o sistema pedirá outro local para que possa movê-las.

Você pode arrumar suas categorias em uma hierarquia de modo que fique mais fácil gerenciar. A edição de categoria é feita na aba 'Categorias' no banco de questões. Observe que na figura acima a categoria "para curso MMM-003", tem o contexto "Como montar atividades". Dentro dele para uma questão de organização foram criados outros três (Nível inicial, Nível intermediário e Nível Avançado). A figura abaixo mostra como acrescentar uma categoria:

Ao lado da palavra pai aparece a categoria em uma janela drop-down. Assim podemos escolher onde criaremos nossa nova categoria. Observe na figura abaixo a categoria Curso: Como montar atividades e as outras categorias criadas (Nível_inicial, Nível_intermediário e Nível_avançado).



Um professor não poderá ver/utilizar contextos de categorias que estão acima do nível do seu curso, a não ser que o administrador do site conceda essa permissão.

Questionário: criando questões

Existem duas formas de se criar questões para um questionário.

a) Depois de ter configurado o questionário:

Com o modo de edição ativado, basta clicar no nome do questionário criado, escolher a categoria desejada, por exemplo Nível_inicial, subordinada à categoria Padrão para o curso, e clicar em Perguntas na parte superior da tela. Veja a tela mostrada na figura abaixo utilizando o questionário de nome Conhecimentos Gerais:

Clicando na caixa drop-down de Criar nova pergunta, podem ser criadas questões com os seguintes formatos:

Ao escolher o tipo de questão e salvando, o professor/tutor será então direcionado para uma tela do tipo mostrado abaixo:
Alguns campos serão apresentados sempre (seção geral), independente do tipo de questão selecionado pelo usuário. Abaixo a descrição dos campos comuns a todos os tipos de questão:

1. Categoria: a categoria de questões em que a questão será criada.

2. Texto da pergunta: o enunciado da questão.

3. Avaliação pré-definida: o valor da questão em pontos.

4. Fator de penalidade: Pode-se especificar qual a fração da nota obtida deverá ser subtraída para cada resposta errada. Isto somente é relevante se o Questionário estiver rodando no modo adaptativo onde o estudante pode fazer repetidas respostas à pergunta. O fator de penalidade deverá ser um número entre 0 e 1. Um fator de penalidade de 1 significa que o estudante tem que conseguir a resposta correta na primeira resposta para obter qualquer crédito por isso no total. Um fator de penalidade de 0 significa que o estudante pode tentar tantas vezes quantas desejar e ainda obter as marcas totais.

5. Feedback geral: Feedback geral da Questão é um texto mostrado para os estudantes depois que eles responderam a questão. Diferente do feedback simples, que depende do tipo de questão e da resposta que o estudante deu, no feedback geral da Questão o mesmo texto é mostrado para todos os estudantes. Você pode controlar quando o feedback geral é mostrado para os estudantes usando a caixa de marcação de escolha "Estudantes podem rever:" no formulário de edição do Questionário.

Você pode usar o feedback geral para dar aos estudantes mais informações sobre qual conhecimento a questão estava testando. Ou dar a eles referências de outras informações para estudo, caso não tenham entendido as questões.

b) A partir do bloco de administração do curso, clicando em Perguntas:

A tela é a mesma apresentada no início deste tópico. A diferença é que deve-se escolher a categoria antes de começar a montar qualquer questão.

Atenção: você professor só poderá editar ou colocar novas questões se o questionário não tiver qualquer tentativa. Caso exista, uma mensagem aparecerá na tela de edição do questionário, informando que as tentativas devem ser excluídas antes de qualquer alteração. Proceda da seguinte maneira: clique no questionário e escolha a aba resultados. Selecione todas as tentativas e clique em excluir tentativas selecionadas.

Tipos de questões no Moodle

Múltipla Escolha

Alguns campos são disponibilizados além da seção geral. Veja a figura abaixo:



Uma ou múltiplas respostas?: Uma questão do tipo múltipla escolha pode ter apenas uma resposta certa ou mais que uma.

Misturar as opções?: Se configurado como "Sim", então a ordem das respostas será misturada aleatoriamente toda vez que um estudante iniciar uma tentativa no Questionário contendo esta pergunta. A configuração do Questionário deve ter a opção Misturar entre as questões colocada também em Sim.

Numerar as escolhas?: Aqui se decide se as alternativas de resposta serão identificadas por letras ou números.

Configurada a seção Geral, aparecem campos do tipo Escolha x (x variando de 1 ao número de alternativas ou ramos de navegação escolhido quando da configuração do Questionário). Se esse número for insuficiente, é possível interromper a construção da questão para voltar à configuração do Questionário.

Escolha no --> Para cada alternativa de resposta, tem-se os seguintes campos:

1. Resposta: o texto da alternativa

2. Nota: o valor, em porcentagem do valor total da questão, da alternativa.

3. Feedback: aqui se coloca um feedback para a questão, diferente do feedback para o Questionário
como um todo.

O processo descrito acima deve ser repetido tantas vezes quantas sejam as alternativas de resposta.

Feedback geral: Finalmente, na seção Feedback geral, é possível construir um feedback para as respostas corretas, parcialmente corretas e incorretas.

Resposta breve

Questões do tipo resposta breve requerem que o aluno digite uma resposta para uma questão. A resposta pode ser uma palavra em uma frase e deve coincidir com a palavra adequada ao contexto, escolhida pelo professor. É uma boa idéia escolher uma resposta curta para evitar erros não intencionais.
Além da seção geral configurada, outros ajustes devem ser feitos:


Considerar diferenças entre maiúsculas e minúsculas: Para evitar que um erro do tipo palavra iniciada com letra maiúscula ou minúscula (que em algumas circunstâncias pode não fazer diferença), aqui se decide se a palavra resposta deve ou não ter letras maiúsculas ou minúsculas ou se não há diferença na exatidão da resposta em virtude desse fato.

Escolha no --> Para cada alternativa de resposta, tem-se os seguintes campos:

1. Resposta: o texto da alternativa.

2. Nota: o valor, em porcentagem do valor total da questão, da alternativa.

3. Feedback: aqui se coloca um feedback para a questão, diferente do feedback para o Questionário como um todo.

Numérica

Questões do tipo Numérica são muito semelhantes às questões do tipo Resposta breve, mas usadas para resultados numéricos. Pode-se criar questões envolvendo equações, com respostas que devem
ser números dentro de uma margem de erro preestabelecida. Caso use números decimais utilize ponto como separador das casas decimais.


Depois de feita a configuração da seção geral, temos que configurar ainda:

Resposta no Seguem-se campos para colocar as alternativas de resposta, dentre elas a resposta correta.

1. Resposta: o valor numérico da resposta.

2. Margem de erro: a margem de erro permitida. Por exemplo, se a resposta correta é 5 mas se aceita 4 ou 6 como resposta, então a margem de erro será 1.

3. Feedback: o feedback para cada uma das alternativas de resposta.



4. Unidades: Se a resposta numérica depender de unidades e se pretende aceitar respostas em mais de um sistema de unidades, aqui se informa qual a unidade (no campo Unidade) e qual o multiplicador para a mudança de unidades (no campo Multiplicador).



Não esqueça de clicar em salvar mudanças.

Associação

Questões do tipo Associação pedem ao aluno que associe itens a alternativas correspondentes. Elas são úteis na compreensão de vocabulário e fixação de conceitos.
Depois da seção geral configurada, precisamos configurar as associações de cada resposta. Veja a seguir a tela para este fim:



Pergunta: aqui se coloca um conceito. Deve, preferencialmente, ser um texto curto.

Resposta: aqui se coloca o texto associado. Também, preferencialmente, um texto curto.

Misturar:
Se você setar esta opção como "Sim", então a ordem dos pares pergunta-resposta será definida aleatoriamente toda vez que um estudante iniciar uma tentativa no questionário contendo esta pergunta - contanto que "Misturar entre as questões" na configuração do Questionário esteja setada como "Sim". O objetivo é fazer com que fique mais difícil para os alunos copiarem as respostas entre eles.

Aleatória com resposta breve

Antes de mais nada, para o professor criar esse tipo de questão é necessário que existam no banco de questões pelo menos duas questões do tipo Resposta breve.Este é um tipo interessante de questão. Toma-se aleatoriamente algumas questões do tipo Resposta breve, em qualquer das categorias de questões do banco de questões, e essas questões são transformadas em uma questão do tipo Associação.
Depois de configurar a sessão geral, a única coisa que você professor deverá fazer é escolher o número de perguntas do tipo resposta breve a serem selecionadas no banco de dados de forma aleatória. Esta opção aparece no fim da tela. Veja a figura abaixo:



Calculada

Questões calculadas são uma equação matemática com campos para valores que serão aleatoriamente preenchidos a partir de uma conjunto de dados. Quando um aluno inicia a questão, valores desse conjunto de dados são escolhidos para preencher os campos.
Por exemplo, se pretende que os alunos exercitem multiplicação, pode-se criar uma questão do tipo a * b. O Moodle toma valores para a e b a partir do conjunto de dados preestabelecido pelo professor e substitui a e b por esses valores.
Além das configurações da seção geral, temos que colocar o enunciado da questão no campo Texto da pergunta. As variáveis que devem ser substituídas por números devem estar entre chaves, por exemplo {a}, {b}, etc...
Veja a figura a seguir:


Devemos informar a fórmula da resposta correta. Usar as mesmas variáveis informadas no enunciado. Por exemplo, ({a} * {b})+5. A nota poderá variar caso seja especificada mais de uma resposta aceita, dentro da faixa permitida de erro.

--> Determinar a tolerância no erro do valor informado pelo aluno:

Se tolerância = t, resposta correta = x e a diferença entre t e x é dx, então os tipos de tolerância são:

  1. Nominal - é correta se dx <= t
  2. Relativa - é correta se dx / x <= t
  3. Geométrica - é correta se dx² / x² <= t²


Como nas questões numéricas é possível permitir uma margem dentro da qual todas as respostas são aceitas como corretas. O campo “Tolerância” é utilizado para isto. Contudo, existem diferentes tipos de tolerâncias. Estas são Relativa, Nominal e Geométrica. Se você deseja que a resposta correta dentro do tempo do Questionário seja calculada em 200 e a tolerância for configurada em 0,5 então os diferentes tipos de tolerância ficam da seguinte forma:

Nominal: Este é o tipo de tolerância mais simples mas não muito poderoso. A resposta correta deve estar entre 199,5 e 200,5 (200 ± 0,5). Este tipo de tolerância pode ser útil se as diferenças entre diferentes respostas corretas forem pequenas.


Relativa: Um intervalo de tolerância é calculado multiplicando-se a resposta correta por 0,5, isto é, neste caso conseguiremos 100 e assim para esta tolerância a resposta correta deve estar entre 100 e 300. (200 ± 100). Isto é útil se a magnitude da resposta correta pode diferenciar largamente entre diferentes valores curingas.

Geométrica: O limite superior do intervalo de tolerância é calculado com 200 + 0,5*200 e é o mesmo para o caso de tolerância relativa. O limite inferior é calculado como 200/(1 + 0,5). A resposta correta deve estar então entre 133,33 e 300. Isto é útil para cálculos complexos que devem ter grandes tolerâncias onde as tolerâncias relativas de 1 ou mais seriam utilizadas para o limite superior mas claramente não aceitáveis para o limite inferior porque o zero seria transformado na resposta correta para todos os casos.


Escolhe-se ainda, o número de dígitos significativos que se deseja para a resposta. Informar as unidades da resposta (metros, kgf, etc.). Caso queira é possível colocar Feedback para a resposta correta.
Aparece então no fim da tela um botão que deve ser clicado: Próxima página. Na próxima página, escolher se os valores de substituição para cada variável é somente para esta questão, ou para outras questões na mesma categoria de questões do banco de questões.

Note que em nosso exemplo aparecem as variáveis a e b.


Depois de escolhidas as propriedades para o dataset um novo botão de próxima página aparece. Clicando nele somos direcionados para a parte final da configuração do tipo de questão chamado aqui de Calculado. Vamos então atualizar os parâmetros dos conjuntos de dados.



O Moodle gera os parâmetros aleatoriamente. Podemos determinar dentro de que escalas de valores estes parâmetros serão escolhidos. O botão Atualizar os parâmetros do conjunto de dados tem a mesma funcionalidade do botão Obter novo item a adicionar agora. Eles servem para que o Moodle gere parâmetros para as variáveis e caso o professor/tutor concorde com estes valores basta clicar no botão Acrescentar. Caso seja necessário também é permitido excluir ítens.
Estando a lista de valores completa para esta questão, para finalizar basta clicar no botão Salvar mudanças.

Dissertativa

O professor pode colocar em seu questionário questões dissertativas. Estas deverão ser corrigidas posteriormente pelo professor no ambiente Moodle. A nota será dada pelo professor depois de corrigir a questão. Para isso ele terá que acessar o questionário e na aba Resultados, escolher o aluno a ser avaliado. Veja na figura abaixo:

A questão 9 do questionário para o estudante Alunonceb apresenta a informação --/1, ou seja ainda precisa ser corrigida. Ao clicar sobre esta informação, você professor, é direcionado para uma tela onde a resposta do aluno é apresentada. Nesta tela aparece a informação:
Faça um comentário ou modifique a avaliação - clique sobre esta linha.

Assim uma tela para comentários do professor é aberta. Note que existe o campo Avaliar na parte inferior esquerda para que você professor coloque a nota do aluno (neste caso a nota máxima é 1).


Depois de colocar a nota não esqueça de gravar. Assim você retornará a página Resultados do questionário. Depois de atualizar a página, note que a nota do aluno é modificada na questão e também a sua nota final é atualizada.

 

Falso ou verdadeiro

Este tipo de questão é muito simples. Além da configuração da seção geral basta colocar o texto da pergunta e logo depois escolher em uma caixa tipo drop-down se a afirmativa é falsa ou verdadeira. Veja a figura abaixo:

Podemos também incluir um feedback para a opção verdadeiro e um feedback para a opção falso.

Questão descrição

Uma questão descrição é mais um rótulo do que um tipo de questão. Ela simplesmente mostra um texto (incluindo também a possibilidade de se colocar gráficos) sem que o aluno precise responder alguma coisa. Caso você professor, tenha deixado desligado a opção "embaralhar questões", essa modalidade de questão pode servir para informar sobre as questões que virão a seguir.

 

 

Legislação

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