Ambientes Virtuais de Aprendizagem são programas que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Além de ferramenta para EaD, são usados para complementar aulas presenciais

Página Inicial

Para acessar o Moodle na maioria das instalações, é preciso ter uma conta (login). Alguns sites permitem a entrada como convidado (guest). Depois de entrar com seu login e senha no Moodle ,você é direcionado para uma tela inicial onde estarão informações do seu curso. Abaixo temos a tela de um curso de nossa instituição. Observe:


Geralmente a parte superior (cabeçalho) é uma imagem personalizada que identifica a instituição e/ou curso. Neste espaço geralmente temos o título do curso e o logo da instituição. Como no Moodle temos como criar o layout personalisado, pode ser que de uma instalação para outra tenhamos diferenças nesta página inicial.


Na parte de identificação do usuário, caso você tenha colocado uma foto sua ao editar seu perfil, ela aparecerá junto de sua identificação e próximo ao botão de sair (logoff). Para sair do sistema utilize sempre este botão.
Temos ainda duas colunas laterais, uma do lado esquerdo e outra do lado direito. Estas colunas podem ter diversos blocos ou caixas (Box). Cada um desses blocos tem uma funcionalidade. Geralmente quem decide quais blocos aparecem para o aluno é o professor e/ou administrador do site. Em alguns casos o aluno terá permissão para acrescentar blocos.
Na parte central temos a área de aprendizagem (material do curso). Aqui o aluno irá encontrar todas as atividades e recursos inseridos pelo seu tutor/professor.
Você professor, estando logado, terá na parte superior direita da página inicial dois botões: "Ativar Edição" e "Mudar função para...". Observe a figura abaixo:

O botão "Ativar Edição" somente é visível para o usuário que pode adicionar conteúdos e atividades, ou editar e apagar qualquer item no curso. Dessa forma, ao ativar esse botão, a aparência da página inicial do Moodle se modifica e evidencia diferentes ícones de edição que permitem o desenvolvimento de um curso.
O botão "Mudar Função Para...", abre uma lista com os diferentes papéis (perfis) que o usuário pode ter. É comum que o usuário professor ou tutor possa mudar de função para o papel de estudante, a fim de que possa verificar como o curso está sendo visto por esse público.
Na parte superior logo abaixo do cabeçalho, temos um menu de navegação também chamado de trilha.
Este menu mostra a localização do usuário nas páginas do ambiente e, desta forma, muda conforme a navegação no curso. Esse menu é chamado de “trilha” justamente por representar a navegação pelas diferentes áreas do curso.

Edição de página

Para acrescentar ou modificar recursos (textos, vídeos, etc) ou atividades (por exemplo um teste, um chat, etc) no Moodle, é necessário ativar o modo de edição. Isso pode ser feito clicando no respectivo botão no canto superior direito da página, ou selecionando o link de edição no bloco de administração. Para sair do modo de edição, basta clicar novamente no botão ou no respectivo link no bloco de administração .

No modo de edição, aparecerão os seguintes ícones:

Image:Edit.gif - o ícone de edição permite-lhe modificar os recursos ou atividades naquele tópico ou semana.
Image:Help.gif - o ícone de ajuda abrirá uma janela auxiliar de ajuda. Nesta janela tem uma breve descrição do que pode ser feito.
Image:Hide.gif - o ícone do olho aberto indica que a respectiva atividade ou recurso está visível para alunos. Será fechado se clicar sobre ele.
Image:Show.gif - o ícone do olho fechado indica que a respectiva atividade ou recurso está oculto para alunos. Será aberto se clicar sobre ele. Quando um tópico está oculto, para você professor, aparecem barras laterais cinzas envolvendo o tópico.
Image:Right.gif - o ícone seta para a direita é utilizado para "avançar parágrafos" de recursos ou atividades. Existe também um ícone seta para a esquerda. Assim é possível melhorar o visual da página ou criar um destaque para aquela atividade ou recurso.
Image:Move.gif - o ícone de mover permite movimentar um elemento para qualquer local em tópicos de página. Quando acionado vários ícones (mover para aqui) aparecerão.
Image:Movehere.gif - ao utilizar o ícone de deslocamento, logo a seguir vários ícones de "mover para aqui" aparecem. Assim, basta clicar no local para onde você que levar a atividade ou recurso.
Image:Delete.gif - o ícone apagar eliminará definitivamente um recurso ou atividade.
Image:Marker.gif - o ícone marcação permite destacar um tópico na página. Barras laterais coloridas envolvem o tópico.
Image:One.gif - o ícone - esconderá todos os outros tópicos.
Image:All.gif - o ícone + mostrará novamente os tópicos que estiverem ocultos numa página.
Atenção: dependendo da instalação que seu administrador fez, pode ser que alguns destes ícones estejam diferentes.

Legislação

Links Interessantes

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