Ambientes Virtuais de Aprendizagem são programas que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Além de ferramenta para EaD, são usados para complementar aulas presenciais

Fórum

Fórum no Moodle

 

Fóruns são uma ferramenta de comunicação poderosa em um curso em Moodle. Pode-se imaginá-los como quadros de mensagem online onde alunos e professores colocam mensagens para o grupo e podem facilmente acompanhar o desenvolvimento de discussões sobre um determinado tópico.

Os cursos no formato Tópicos ou Semanal, quando criados, já apresentam um fórum chamado Fórum de notícias. Esse fórum especial é usado pelo professor para enviar mensagens ao grupo de participantes como em um quadro de avisos normal. Outros fóruns, no mesmo curso, podem ser criados por você professor com objetivos e funções diferentes. Há professores que conduzem cursos apenas com fóruns de discussão e debate.

Fóruns são ferramentas de comunicação assíncrona. Ao contrário dos chats, em que todos os participantes devem estar ao mesmo tempo online, nos fóruns o debate acontece ao longo do tempo.
A comunicação assíncrona estabelecida em fóruns permite que cada participante, antes de manifestar uma opinião, acompanhe a discussão já em andamento e elabore com mais cuidado sua participação. Isso elimina a pressão da comunicação síncrona estabelecida nos chats, por exemplo. Alunos que não tenham como primeiro idioma aquele em que o curso é ministrado e, também, alunos com um certo grau de timidez em aulas presenciais têm a oportunidade (e, de fato, isto é constatado em experiências reais) de se manifestarem com mais precisão e clareza.

Antes de iniciar a criação de um fórum, é importante estabelecer um vocabulário comum. Cada discussão tem um tema com as pessoas intervindo e dando sua opinião ou comentando a opinião de outros participantes da conversa. Sem a participação de pessoas, um fórum é um ambiente vazio e silencioso. Cada fórum pode ter uma ou mais discussões.

Um fórum se divide em tópicos e cada tópico contém participações. Os fóruns em Moodle permitem também que os participantes de um curso se inscrevam neles. Quando um usuário se inscreve em um fórum, todas as novas mensagens nele colocadas são automaticamente enviadas a ele por e-mail. Isto permite que todas as idéias colocadas em discussão em um fórum seja acompanhado pelo participante. Sempre que houver novidades ele é convidado a aparecer no ambiente e observar as novas inserções e decidir se deve ou não contribuir.

Fórum de debates

Os passos iniciais para criar um fórum são os mesmos seguidos para criar outras atividades até aqui descritas. Clicar em Ativar edição e na semana ou tópico escolhido escolher a atividade Fórum. A tela de configuração de um fórum é mostrada na figura abaixo:

 

Dentre os campos acima, muitos são semelhantes aos que já vimos para outras atividades. A tabela abaixo mostra os campos a serem configurados:



Enviada a mensagem para o fórum é possível reler seu conteúdo e, havendo necessidade, corrigir eventuais falhas ou erros de digitação. Dependendo da configuração estabelecida pelo administrador do ambiente, cada autor de uma mensagem tem um tempo em minutos para alterar seu conteúdo. O valor standard é 30 minutos. Passado esse tempo a mensagem será enviada por e-mail para todos os participantes.

Tipos de fórum

O professor ao criar um fórum tem 4 opções dependendo dos objetivos que quer alcançar com sua discussão. Os Tipos são:

a) Uma única discussão simples --> Um fórum, como já dito, divide-se em tópicos. Pode-se criar um fórum com apenas um tópico de discussão. Isto manterá a discussão focada no tópico escolhido pelo professor.

b) Cada participante inicia apenas um tópico --> Neste caso, cada participante do curso pode iniciar apenas um tópico de discussão. Cada um desses tópicos pode ser desenvolvido pelos demais participantes.

c) Fórum P & R --> Neste tipo de fórum o professor coloca um ou mais tópicos, cada um com uma pergunta ou tema para discussão. Os partipantes devem responder às perguntas ou comentar os temas propostos antes que possam ver as participações dos colegas. Depois da primeira participação, os alunos podem ver e comentar as participações dos colegas.

d) Fórum geral --> Neste fórum cada participante pode iniciar tantos tópicos quanto ache necessário e participar de tópicos iniciados pelos colegas. É o fórum que mais deve receber atenção do professor, uma vez que tópicos repetidos, com o mesmo tema, podem dispersar a discussão.

Como avaliar a participação em um Fórum

Estabelecer com clareza os objetivos de um fórum é apenas o primeiro passo. Os objetivos do professor em um curso podem diferir significativamente daqueles dos alunos. O professor pode desejar que os alunos se envolvam de maneira intensa com o material de estudo em virtude de seu valor intrínsico. Muitos estudantes, no entanto, estão sobrecarregados, preocupados com notas, e fazendo o mínimo exigido em cada uma das disciplinas que cursam.
Para ajudar a alinhar os objetivos do professor com aqueles dos alunos, pode ser útil estabelecer uma estratégia de avaliação considerando a participação dos alunos. Moodle tem algumas ferramentas interessantes para ajudar a gerenciar fóruns com avaliação. Para obter sucesso é necessário deixar bastante claros os critérios de avaliação das participações em fóruns. Deve-se avaliar qualidade e não quantidade. Um aluno que aparece em um fórum para dizer "Eu concordo "uma vez por dia não está acrescentando nada ao debate. Outro que coloca uma intervenção significativa uma vez por semana está sendo muito mais colaborativo. É necessário, no entanto, estabelecer um equilíbrio entre avaliar pela qualidade e permitir que a discussão flua sem que o único objetivo seja a nota. Isso é uma arte que se domina com o tempo.
Muitos alunos precisam de tempo e apoio para saber participar de fóruns acadêmicos com eficácia e adequação. É necessário ajudar os alunos a perceberem a diferença entre um fórum social e um fórum acadêmico.

*Espera-se que eles fundamentem suas participações com referências?

*Espera-se que os pontos de vista de colegas sejam reconhecidos e, depois, criticados?

*Os argumentos apresentados devem ser estruturados com figuras, pontos de vista de outras pessoas, fatos?

Uma vez estabelecidas e tornadas bastante claras as expectivativas do professor, pode-se pensar em avaliações com o objetivo de qualificar e intensificar a participação. É uma boa prática dar alguns créditos aos alunos apenas pela participação, mas pontuação máxima deve ficar reservada para participações realmente qualificadas e em consonância com os critérios estabelecidos no enunciado do fórum.

 

Legislação

Links Interessantes

DEBUG

DEBUG